top of page

A TERAPIA

A Terapia de Bowen é uma terapia manual complementar que ajuda a promover o bem-estar e o relaxamento do corpo. Consiste na aplicação de masnipulações simples e  suaves em pontos específicos do corpo, tais como fáscias, tendões ou ligamentos, com o propósito de aliviar a dor e tranquilizar o sistema nervoso, facilitando o equilíbrio e a regeneração do organismo.

Mas a melhor explicação é mesmo experimentar :)

O que é a Terapia de Bowen?

terapia

Porquê a Terapia de Bowen?

Um dos pontos fundamentais nesta terapia é uma abordagem global de avaliação do corpo, de forma a equilibrar o organismo - sem se concentrar só na zona da dor - propiciando desta forma uma sensação geral de bem estar, o equilíbrio e o auto-conhecimento do seu corpo. Trabalha também com a respiração, como mecanismo regulador do organismo. Além disso é uma técnica pouco intrusiva, podendo ser aplicada com a pessoa sentada ou por cima de roupas leves. Actua não só a nível muscular, mas sobretudo ao nível neurológico, promovendo o relaxamento do corpo e da mente. Não tem como pressuposto substituir terapias convencionais, mas sim ser uma ferramenta complementar para ajudar o paciente a controlar e aliviar a dor, e colaborando com as necessidades diárias do corpo (alimentação, hidratação, movimento e descanso). Não apresenta contra-indicações e pode ser conjugada com outras técnicas, podendo até apresentar melhores resultados quando integrada com outras áreas terapêuticas. A Terapia de Bowen é considerada uma terapia bastante segura e adaptável, podendo ser aplicada a um grande número de pessoas: atletas, recém-nascidos, bebés, crianças, jovens, adultos, idosos, grávidas... E como cada pessoa é diferente e não existindo uma receita genérica, a terapia adapta-se à pessoa e não ao sintoma. Só desta forma se garante o conforto e permite melhores resultados.

Em que consiste uma sessão?

Uma sessão dura entre 30 a 60 minutos, onde são efectuados uma série de movimentos aplicados no corpo do paciente (seja na pele ou por cima de  roupas leves), de acordo com uma avaliação inicial, que são intercalados por pausas de cerca de 2 minutos. Estas pausas são importantes não só para o terapeuta avaliar o efeito, como também para o corpo relaxar e assimilar as sensações, permitindo ao paciente uma melhor percepção das sensações no seu corpo. Numa fase inicial, é recolhida informação sobre o historial da pessoa, de forma a se poder analisar a melhor forma para o tratamento. ​Usualmente a sessão decorre com a pessoa deitada numa marquesa, mas também poderá ser feita numa cadeira.

Em que pode ajudar?

Tem alcançado eficácia no alívio de vários tipos de dor e a problemas músculo-esqueléticos, sendo aplicada em diversas situações, tais como: - equilíbrio do organismo; - exercícios e educação para auto-tratamento; - dores no corpo (costas, pescoço, cabeça, ombro, joelho, pés); - lesões de esforço ou desportivas (lombalgia, tendinite, fascite); - relaxamento (stress, problemas respiratórios); - doenças crónicas (quadros de reumatismo, fibromialgia); - saúde feminina (gravidez, dores menstruais e menopausa); - saúde infantil (perturbações sono, cólicas, ...); - outras (problemas de postura, hérnias, dor ciática, problemas ATM/mandibulares).

© 2021 by João Candeias. Proudly created with Wix.com

bottom of page