Quando pensamos em emoções, relacionamos quase imediatamente com a nossa parte psicológica. As emoções são reações despoletadas pelo cérebro e podem ter várias causas e efeitos, físicos e psicológicos.
Em termos físicos, como interpretamos estas emoções é importante na forma como gerimos a dor. Uma dor provoca emoções e de forma inversa, uma emoção também provoca dor física. Sendo um tema complexo, apresento aqui alguns exemplos:
- Ansiedade pode provocar tensões nervosas em pontos específicos do corpo (má postura, dor na zona dorsal e cervical por exemplo), e a dor também provoca ansiedade devido à falata de mobilidade;
- Emoções como tristeza e depressão podem ter causas físicas; memórias traumáticas podem gerar medo que bloqueia acções e alguma mobilidade, entrando em ciclo vicioso.
- Stress pode provocar dores de cabeça ou enxaquecas, e se estas dores se tornarem crónicas vão claramente causar preocupações. Tem também influência ao nível do sistema imunitário e dos orgãos internos;
- Tensões musculares podem gerar zonas mais fibrosas à volta dos músculos que vão ao longo do tempo limitar a mobilidade;
- O relaxamento tem um efeito positivo ao nível do nosso corpo, na medida em que o equilíbrio do corpo é um reflexo do equilíbrio da mente.
Importa estarmos conscientes e educados para entender e interpretar o que causa as nossas dores emocionais e/ou físicas, para aos poucos conseguirmos equilibramo-nos. E não só a nós mesmos mas também a quem nos rodeia. Só desta forma conseguimos uma melhor qualidade de vida.
A Terapia de Bowen, como terapia complementar, pode ajudar a educar e aliviar as dores físicas (equilibrando todo o corpo e relaxando-o) e assim facilitar o tratamento de cada pessoa. Ao ser uma terapia de toque humano, suave e pouco invasivo, transmite emoções de conforto e calma. Ao libertar restrições, ajuda a que o resto consiga fluir mais facilmente. Além disso ajuda a descobrir o corpo e as suas conexões.
Resumindo, o tratamento total (sobretudo em casos crónicos) é um processo por vezes labirintico, as emoções são pistas, e a terapia de Bowen é uma chave para abrir algumas portas.
Comments