top of page
Foto do escritorJoao Candeias

O que é a dor crónica?

Atualizado: 13 de jul. de 2023


O que é a dor crónica?


> Dor crónica vs dor aguda


A dor aguda ocorre imediatamente após uma lesão (exº: queimadura ou fratura), ou cirurgia invasiva. Normalmente não dura mais de 2 meses se tratada.


A dor crónica é qualquer tipo de dor persistente que dura mais de 6 meses, tendo geralmente um tratamento mais complexo.

A dificuldade do tratamento está muitas vezes relacionada com a reação de cada indivíduo, pois as reações podem variar de pessoa para pessoa (seja por caracteristicas físicas, emocionais ou sociais). Desta forma, sintomas semelhantes podem necessitar de tratamentos diferentes e personalizados.

A dor crónica afeta pessoas de todas as idades, podendo manifestar-se de forma suave, moderada ou intensa.


> Causas e classificação da dor crónica


A dor crónica pode manifestar-se em qualquer parte do corpo.

Pode ocorrer após doenças ou lesões que pareciam curadas, mas também pode aparecer sem razão aparente.

Condições comuns de dor crónica incluem dor lombar, dor de cabeça, artrite, dor oncológica ou neuropática (ao nível do sistema nervoso central).

Pode ainda ser dividida em 2 classes: nociceptiva e neuropática.

Quase toda a gente já teve experiência com dor nociceptiva, por exemplo através de uma queimadura, corte ou outro tipo de lesão específica.

Dor neuropática é causada por uma lesão ou perturbação no sistema nervoso, afetando a forma como o cérebro interpreta a mensagem que é enviada pelo corpo. Usualmente manifesta-se através de dormência, formigueiro, choque ou pontadas.



> Factos

(Fontes europeias)



- As estatísticas indicam que afeta até 1 em cada 4 pessoas na Europa, atingindo mais o sexo feminino.

- A dor crónica pode perturbar as rotinas do dia-a-dia. Tarefas simples como cozinhar, caminhar ou dormir podem tornar-se difíceis de realizar.



- Em média 38% da população europeia com dores crónicas indicam que a sua dor não consergue ser tratada só com medicação



- Hobbies abandonados; Problemas emocionais; Problemas laborais;


A dor crónica pode provocar perturbação na sua personalidade e tirar-lhe liberdade. Informe-se e saiba o que pode fazer para gerir o seu caso.


Deixo aqui também um relato de alguém que vive com dor crónica, da sua experiência e do impacto que tem na sua vida quotidiana: https://lnkd.in/dSPxZcQ5




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page