top of page
Foto do escritorJoao Candeias

O total é maior que a soma das partes - A análise de um corpo

Como os conceitos da Matemática, Metafísica ou Teoria de Sistemas desconstroem fórmulas para analisar uma pessoa e o seu corpo


O propósito deste tópico é abordar levemente o conceito de análise de um corpo, seja no contexto da dor ou outra sensação humana, e dar uma nova visão sobre o tipo de análises globais e integradas. Já desde tempos antigos, nos dizem que somos mais que a soma das partes: somos compostos por átomos, mas somos algo para além disso.

Uma das questões primordiais prende-se com o que é mensurável e o que não é, fazendo com que estas últimas variáveis acrescentem informação necessária para uma análise mais eficaz.

Variáveis, por exemplo, que estão relacionadas com a experiência individual, as emoções, o que é sentido e pensado, etc.


Como o corpo é composto por uma série de sistemas, a teoria de sistemas tenta dar-nos uma perspectiva abrangente, coincidente com os modelos bio-psico-sociais que também são utilizados na prática clínica.

A utilização de estudos científicos físicos e sociais, tenta unificar a ciência de forma a encontrar um consenso e ao mesmo tempo dar robustez aos estudos. Esta abordagem holística tenta abarcar toda a informação para se tornar numa ciência exacta, mas como o propósito é o de encontrar teorias e não soluções milagrosas, permite pelo menos ir alargando horizontes e evoluir. E sobretudo considera que o sistema é aberto e sujeito a alterações.


A forma como integro a Matemática no estudo do corpo baseia-se no seguinte: existem conceitos variáveis (peso, idade, altura,...), variâncias e desvios-padrões nas estruturas, o conceito de normalidade, de valores extremos, as estatísticas da população, a incidência de determinada queixa, ...


Além disso refiro também a plasticidade do corpo, e a possibilidade de lhe alterar valores ao nível da dor sentida, da mobilidade, do bem-estar, e que vai provocar alterações na pessoa (que como vimos é um "sistema aberto"). Há fatores externos, na forma de terapias, medicamentos, exercícios e outros, que alteram uma fórmula que é adaptada a cada indivíduo de forma a obter um corpo mais saudável (tanto num plano físico como mental), alargando ainda o seu efeito à sociedade.


O importante é realçar que não existe uma fórmula única para tratar cada corpo, mas podemos pensar que há ingredientes que na diversidade e dose correta se podem adaptar a cada caso.




Referências:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page