top of page

Pés


Os pés são a nossa base, dela dependemos para estarmos em equilíbrio. E o corpo precisa de estar equilibrado para nos sentirmos bem nos nossos pés.


São a nossa base de sustentação - a coluna permite-nos caminhar direitos, mas os pés ligam-nos à terra e fazem-nos ir mais além :)

Desde os tempos mais antigos existem evidências da relação dos pés com outros orgãos através da reflexologia, e da a sua importância para o bem-estar geral do corpo. Pés saudáveis são um dos segredos para um corpo saudável.

Mas vamos focar-nos 1º nas dores funcionais.

Há muitas causas para as dores dos pés, sobretudo porque são a base e o 1º elemento a absorver o impacto ao andarmos. Desde as articulações aos tendões, o esforço tem de ser correctamente repartido para que o sistema ósseo do pé funcione bem. E isso é imprescindivel para viver sem dor nos pés.

Entre as patologias, podemos enumerar algumas: a fasciite plantar (ou dor plantar do calcanhar), joanetes, dores metatarso, dores nos dedos ou artroses. E se por um lado podem ser causadas pelo esforço ou pela postura, por outro são causadas por nós, por exemplo na escolha desadequada do calçado.

Ao longo do tempo foram sendo avaliadas outras causas possíveis para dores nos pés, além das mais evidentes lesões na estrutura do pé, sobretudo porque não sendo todos iguais, existem complexidades que ainda não foram desvendadas. Têm sido também utilizadas abordagens mais abrangentes, por exemplo ao nível dos nervos e músculos adjacentes, que podem ser a origem de dores nas estruturas do pé. Realça-se a importância do equilíbrio geral, pois as ligações (nervos, fáscia e músculos) existem desde a cabeça até aos pés, passando pelos orgãos internos (por exemplo como os conceitos do sistema nervoso ou dos meridianos).

Neste aspecto a terapia de Bowen pode ajudar, sobretudo porque equilibra o corpo e pode libertar tensões, ajudando-o a caminhar mais facilmente e sem esforço. Coloque os seus pés nas mãos de um terapeuta, mas não troque os pés pelas mãos :)

Comments


© 2021 by João Candeias. Proudly created with Wix.com

bottom of page