top of page

Exercício e movimento

O exercício fisico é um assunto que tem tido muita divulgação no âmbito do bem-estar pessoal, com efeitos benéficos, permitindo libertar energias e a associação a sensações de relaxamento. Outro ponto relevante é que a população em geral denota um défice de actividade física, e muitas das doenças crónicas são provocadas por estilos de vida mais sedentários.

No tratamento e alívio de quadros de dor é aconselhado ao paciente que se mantenha activo, pois é uma das formas de ir ganhando mobilidade e tornar este processo mais rápido. Para além desta necessidade, promove-se não só o conhecimento do seu corpo e seus limites, tal como encontrar um exercício com o qual se sinta confortável e lhe desperte satisfação em vez de esforço, mesmo que seja algo tão simples como caminhar ou alongar o pescoço. E apesar do alívio que a terapia de Bowen provoca, em casos de dor crónica, esta pode persistir - com intensidade mais reduzida - e por isso é importante viver com estas sensações no dia-a-dia e perceber como pode ser minimizada através do conhecimento do seu corpo, aliado a um estilo de vida activo e equilibrado (tanto físico como mental).


Dado que o objectivo é que a pessoa se sinta bem, convém manter a prática de algo que lhe dê prazer. Por exemplo, caso a pessoa goste de correr mas sinta dores do joelho, não se aconselha substituir completamente a corrida por outro exercício de menos impacto. Reduzindo a intensidade ou a duração da corrida possibilita não só a manutenção de algo que gosta de fazer, como continua a exercitar e fortalecer as articulações do joelho, de modo a não ficarem atrofiadas por falta de uso.


Fale também com o seu médico e com um profissional do exercício, de modo a ter a certeza do exercício mais adequado à sua condição.


Fontes: Physiopedia (www.physio-pedia.com); https://fittoplay.org/


Comments


© 2021 by João Candeias. Proudly created with Wix.com

bottom of page