Inspire-se (e expire)!
- joaomcandeias
- 7 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
A respiração é um dos movimentos mecânicos indispensáveis à vida. Este dom inato, para além de nos permitir colocar todos os sistemas a funcionar, é também um tranquilizador.
Com o seu ritmo compassado, ajuda a equilibrar o corpo em diversas situações, actuando também ao nível do sistema nervoso.
Actualmente, entre doenças pandémicas e outras pressões da vida quotidiana, muitas pessoas têm redescoberto a sua respiração. É que apesar de inata, a sua importância tem passado muito despercebida, existindo agora um esforço para reeducar a população a respirar.
Seja através de meditação ou respiração consciente, passeios na floresta ou simplesmente ensinar a inspirar e expirar correctamente, vários são os métodos para que a população melhore as suas capacidades respiratórias. Os efeitos ao nível do relaxamento e melhoria do sistema imunitário estão comprovados por vários estudos.
A terapia de Bowen também combina a respiração na aplicação dos movimentos, pois estes são feitos sobretudo no momento da expiração do paciente, quando o corpo está mais relaxado.
Além disso, reaprendendo a respirar também diminui as emissões de CO2 para a atmosfera, pois uma respiração mais equilibrada gera um menor fluxo de ar que entra e sai do organismo. Quando nos sentimos cansados ou stressados tendemos a respirar mais e mais depressa.
No entretanto, e dentro das suas capacidades: inspire durante 4 segundos enquanto roda os ombros para trás, e depois expire durante 6 segundos. A batida cardíaca deverá diminuir e sentir-se-á mais relaxad@.

Comments