top of page

Linhas, pontos e nós

O corpo humano é um sistema complexo, e ao longo do tempo têm vindo a ser divulgados várias formas de o interpretar como um conjunto interligado de linhas e pontos, tanto pela medicina tradicional como por outras terapias. Estas interpretações permitiram desvendar um pouco a forma como vemos e tratamos o nosso corpo, garantindo o bem-estar e melhoria do estilo de vida.

De uma forma simplista, ao longo das linhas que compõem por exemplo o sistema nervoso ou outro, existem vários pontos "chave" que permitem aliviar a dor, seja de forma directa nesse ponto ou de forma reflexa (noutra zona de sensibilidade mais afastada desse ponto).

Neste âmbito podemos considerar os pontos gatilho (trigger points) ou inflamações (nós de esforço, cicatrizes ou traumas), ou os pontos de meridianos. Considerando as várias terapias e salvaguardando as diferentes abordagens, alguns até são comuns.

Neste sentido, a terapia de Bowen aplica uma abordagem de olhar para os vários pontos que traçam as linhas da estrutura do corpo (tenham ou não sintomas de dor), e assim ir libertando as restrições de forma a chegar à origem do problema. Assim permite-se também aliviar outros sintomas que estavam latentes, prevenindo o aparecimento de novas dores.




Comments


© 2021 by João Candeias. Proudly created with Wix.com

bottom of page