Movimente-se e divirta-se!
- joaomcandeias
- 11 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
O movimento é um ponto muito importante no bem-estar quotidiano, e também na prevenção e alívio de dores.
Mas para o movimento é necessária motivação, e aqui ganha importância a variável da diversão. Explore o seu corpo, descubra os seus limites e mantenha a mente aberta. Esta abordagem permite aprender de forma a que não seja considerado um esforço ou trabalho, libertando as ansiedades associadas a eles.
Aplique variabilidade, para ganhar resistência em diversas situações, adaptando o seu corpo às situações do dia-a-dia.
Ganhe confiança em si e no seu corpo, conheça-o melhor. Ganhe equilíbrio, elasticidade, liberdade, força. Algumas das restrições que sentimos não se devem a tendões ou músculos mais curtos, mas sim a reflexos de alongamento ou falta de eficiência dos mesmos (por vezes para efeitos de proteção ou estabilidade). E assim conjugamos o campo neurológico com o físico.
Não existindo um tipo especifico de exercicio ou postura adequada para toda a gente, a capacidade de explorar o seu corpo permite limitar a dor e adaptar-se ao que ele necessita.
Arrisque um pouco de cada vez, sinta-se uma criança, seja curioso, relaxe. Estique-se ou esforce-se um pouco mais nas tarefas quotidianas do dia-a-dia: levante-se regularmente, suba escadas, reaprenda a agachar-se, etc... O seu corpo e o cérebro vão assim assimilar estes "novos" movimentos e a exploração, sempre ao seu ritmo. Pratique sempre, para que as memórias do movimento se mantenham sempre presentes.
"How do I get to Carnegie Hall? Practice, practice, practice"
A terapia de Bowen, para além de aliviar dores, ajuda-o também a desmitificar alguns conceitos, a conhecer o seu corpo e a libertar o stress associado.

Comments