top of page

O que é a fáscia?

A fáscia é um conjunto de tecidos conectivo subcutâneo que percorre todo o corpo e que envolve músculos e orgãos. É como se fosse uma teia elástica com tensão suficiente para envolver e conter outras estruturas. Imaginando o interior do seu corpo, é como se existisse uma longa banda de tecido elástico e comunicante por todo o corpo.

Apesar de já haver conhecimento da mesma deste o início do estudo de anatomia, apenas nos últimos anos têm sido feitos estudos sobre a sua relação com as dores musculares, bem como sobre a importância de manter este sistema saudável e equilibrado. Tal como o sistema nervoso, a fáscia extende-se ao longo de todo o corpo e é também um orgão sensorial.

A sua composição é maioritariamente fibrosa e viscosa, e a sua estrutura contém liquído que permite a elasticidade. Manter o corpo hidratado e em movimento (caminhar, alongar) é um dos pontos importantes para a saúde da fáscia e para impedir algumas restrições de movimento e dores. Para além dos factores físicos (como lesões ou cicatrizes), também o stress e o meio ambiente podem influenciar negativamente o estado deste orgão, nomeadamente provocar rigidez, inflamações e mesmo lesões de esforço (roturas).


Dada a sua natureza mais superficial, as terapias de tratamento são menos invasivas e permitem até ao próprio paciente actuar sobre os desconfortos e zonas mais sensíveis, colaborando com o terapeuta com vista a recuperações mais rápidas.

Em termos de patologias mais conhecidas, temos a fascite plantar, que provoca dores principalmente na planta do pé. Dada a ligação por todo o corpo, caso o paciente não seja tratado devidamente, pode ficar com falta de mobilidade, postura incorrecta e dores noutras partes do corpo. Uma combinação de terapia manual, descanso e exercício adequado pode ajudar a ultrapassar estes sintomas.




Comments


© 2021 by João Candeias. Proudly created with Wix.com

bottom of page