top of page

Simetria e equilíbrio


A simetria e o equilíbrio no corpo, na arte e na natureza

O conceito da simetria pode ser relacionado com o do equilíbrio (ou da normalidade). Muito do que consideramos belo é (pelo menos num plano a 2 dimensões) aparentemente simétrico: um rosto, uma borboleta, uma planta.

Mas se analisarmos mais em detalhe, há sempre algumas diferenças. E por isso é que um corpo humano é agrupado nos corpos pseudo-simetricos (quanto mais não seja, pela posição dos orgãos internos).


Em relação às terapias corporais, o objectivo não será tanto julgar a normalidade ou simetria do corpo, mas sim a sua funcionalidade e a gestão do equilíbrio de forças que o faz mexer.

Há um pouco de artista em cada terapeuta, no sentido em que é primeiro necessário ver e entender o "objecto" para depois aplicar a técnica da sua arte. Olhar não só para um corpo dimensional (postura), mas também entender as experiências e assim activar e equilibrar adequadamente. Esta sensibilidade é importante para que o resultado final seja algo que, tanto o terapeuta como o paciente consigam entender.

Como pretendemos o equilíbrio do corpo e alívio de dores e tensões, não prometemos a simetria, pois a perfeição (a existir tal conceito, talvez seja só na natureza e a uma escala muito reduzida), não estará ao nosso alcance.


Comments


© 2021 by João Candeias. Proudly created with Wix.com

bottom of page