Trigger Points
- joaomcandeias
- 7 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Sobre os pontos de pressão, suas origens e o alívio da dor
Um trigger point, ponto gatilho ou ponto de pressão, pode ser simplesmente explicado como sendo um ponto que pressionado, pode aliviar uma dor. É vulgarmente conhecido como um "nó", que eventualmente já todos tenhamos sentido.
Este nós podem ser efeitos de cicatrizes, tensões, esforços, postura, e afectar zonas do corpo que estão em zonas de influência variável: tanto podem estar localizadas na vizinhança desse ponto ou mais afastadas (dor reflexa). Esta característica é um exemplo de como o corpo tem uma rede interligada de sensores nervosos, e que por vezes provoca diagnósticos menos correctos.
O objectivo desta técnica é sobretudo ajudar a pessoa a tratar dos sintomas, dando-lhe um poder que o poderá surpreender, descobrindo formas de como o seu corpo reage e relaxa.
Existem inúmeros pontos possíveis (e cada pessoa tem os botões em locais diferentes), por isso esta descoberta é contínua, envolve paciência e implica tentativa e erro até ao objectivo final que é o alívio da dor. Complementarmente, pode sentir o relaxamento noutras partes do corpo.
Existem várias fontes na internet, ou livros que podem ser úteis para compreender melhor este assunto.
A terapia de Bowen apoia-se também nalguns elementos desta técnica, nomeadamente numa perspectiva de encontrar pontos reflexos que ajudem no alívio dos sintomas.
Referências:
Pontos de Presssão - Amanda Oswald

Comentários